Tempo

MANARI, 00:00:00

Pesquisar este blog

Tradutor

26/08/2019

Texto produzido aborda o tema: exploração do trabalho infantil

Autor: Helio Almeida

VISÃO CRÍTICA SOBRE TRABALHO INFANTO-JUVENIL


Hoje, temos inúmeras situações que presenciamos diariamente na sociedade brasileira envolvendo o público infantil. Muitos desses casos vêm a público e nenhuma
autoridade competente tomam as providências cabíveis, enquanto outras se quer, nem se imaginam existir. Uma das ações mais observadas em nosso cotidiano é o
trabalho infanto-juvenil, este está presente a quase todo tempo e na maioria dos lugares, seja no comércio, nas estradas ou no campo.
Basta observarmos durante as feiras-livres crianças na faixa dos 9 aos 11 anos empurrando carrinhos de mão ou carregando caixas para ganhar algum “trocado”.
Outra forma onde presenciamos a exploração do trabalho infantil é quando percorremos algumas rodovias principalmente em cidades do interior onde encontramos trechos esburacados sem condições de trafegar. Estes lugares estão repletos de mão-de-obra infantil onde as crianças muitas vezes junto com os pais se arriscam da maneira mais cruel para receber 1 real ou 2 de algum motorista que passa pela região.
Com isso se vê um descaso do poder público para com essas famílias e principalmente com as crianças que muitas vezes não tem uma sandália para proteger o pé, ou um pão para o café da manhã.
São situações que devem ser mais assistidas pelo poder público para que sejam tomadas as devidas providências. A sociedade por outro lado se omite, fecham os olhos e fingem que não ver.
Se cada um começar a fazer sua parte ao invés de criticar irá pouco a pouco fazer com que o problema diminua, ou pelo menos, não se agrave. São atitudes simples que pode fazer a diferença. O que não pode é olhar para o outro lado e dizer que não está acontecendo nada no lado oposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário